quinta-feira, 11 de outubro de 2012

A Diferença Entre a Tecnologia de hoje em dia pra antigamente

            A tecnologia de hoje, principalmente em eletronica, é enfatizado em comunicacoes digitais entre seus componentes eletricos. No qual traz uma gama maior de informacoes e com poucos itens. Antigamente, em eletronica, nao era dedicado circuitos cujo possuiam informacoes Digitais, eram somente analogicas, com isto, gastava-se mais em componentes e a complexidade dos circuitos eram maiores.

          Podemos citar um exemplo, a TV. Na época, a TV utilizava circuitos eletricos muito complexos ( enriquecidos de resistores, capacitores, filtros e Valvulas, pois na época, nao existia transistor ) Para um tecnico reparar uma TV deste nivel, ele deveria ter um conhecimento suficiente para ser considerado um conhecedor da área. Interpretar circuitos eletricos que antes estava expostos, agucava o conhecimento tecnico para reparar/criar aparelhos eletricos. Porem, a TV era limitado a seus recursos tecnologicos.

         Atualmente, uma TV a cinescopio é enxuta. Tem poucos componentes e mais recursos, seu tempo de resposta é maior. Tudo isto é devido é pelo tipo de comunicacao utilizada eletronicamente de formatos Analogicos para Formatos Digitais.

        Um outro exemplo claro. Antigamente, computadores para realizar calculos basicos e com curtas memorias, utilizavam espacos enormes pois seus circuitos Analogicos demorava muito para realizar calculos simples. Tanto ~e que 1 computador ocupava uma sala ! Atualmente, a capacidade de memoria que computadores daquela epoca possuia, é encontrado com folga, em calculadoras de 4 operacoes ( que custa menos de 5 reais em mercados informais ). Hoje, um computador ocupa areas muito pequena devido a reducao de seus circuito eletronico e a integracao de circuitos que antes eram "expostos" aos olhos e que hoje, sao mascarados em componentes eletronicos chamados de Circuitos Integrados, ou popularmente chamado de CI ( le-se Sê-I )

     Um pensamento que aprendi na faculdade: Se quiser ganhar dinheiro, procure atingir estes 3 alvos:
-Reduza o esforco fisico e mental do seu publico alvo.
-Otimize o tempo gasto do seu publico-alvo.
-Transforme que este produto seja utilizado na residencia do seu publico-alvo

Se atender pelo menos 2 destes 3 itens, terá sucesso em tudo que for lancado daqui por diante ! E desta frase, poderã tirar como um resumo quais sao as diferencas tecnologicas de hoje e de antigamente.


A diferença entre as Brincadeiras Antigas e as Atuais


Antigamente as crianças não tinham tantos brinquedos como as de hoje e, por isso, tinham que usar mais a criatividade para criá-los.
Hoje em dia é normal ver uma criança que, ao mesmo tempo, navega na internet, folheia uma revista, fala no telefone, e ainda assiste televisão. Já antigamente as crianças disponiblizam um tempo de seu dia para assistir televisão, brincar com carrinhos, jogar amarelinha e empinar pipa. Duas realidades que estão tornando as distantes entre elas cada vez maiores.

Hoje em dia as brincadeiras infantis mudaram muito em relação ao passado. As crianças de hoje se divertem com computadores e vídeo games, fazendo com que as brincadeiras de antigamente não chamem mais a atenção. A informação hoje em dia é em tempo real, o aprendizado das crianças é mais rápido, não existem barreiras de tempo ou de distância para que qualquer um saiba o que está acontecendo.

Mas com todo esse aparato tecnológico, muitas coisas do passado ficam esquecidas, as brincadeiras ingênuas, e sem qualquer tipo de tecnologia, criada apenas para divertir os pequenos, seja com giz, madeira, ou objetos improvisados.



Tecnologia de Antigamente X Tecnologia de Hoje em dia
 
 
Só de ver o título do post, já nos vem a mente a resposta mais que óbvia sobre o que é melhor ou pior. Claro, não dá pra dizer que um Super Nintendo é melhor do que um Playstation, seja ele 1,2,3 ou 7 ou que um video  cassete chegue pelo menos perto da qualidade de um Blue-Ray ou ainda se aquela coroa esclerosada da esquina seja tão boa quanto a vizinha gostosa do 208. 

Mas quem de fato conheceu e conviveu de perto com as chamadas "tecnologias ultrapassadas" (com exceção da coroa da esquina) sabe que elas eram simples e bem mais fáceis de manusear. Quem não sabe as diferenças básicas (por não ser daquela longinqua época), veja abaixo:

10 comentários: